sábado, 10 de março de 2007

Produto Offline vs Produto Online (puro)

PRODUTO OFFLINE

- Em Portugal a esmagadora maioria das agências com presença na internet são players offline – Produtos não transaccionáveis.
- Trabalhar offline significa muitas vezes descrever / transcrever para o site uma brochura de operador. A venda é fechada por processos tradicionais, é uma extensão da agência física mas não tem as competências essenciais exigidas pelo cliente internet.
- Trabalhar offline em Produto de Turismo não tem futuro numa lógica de e-business – a concorrência ocorre numa esfera de mercado universal de pequenas e grande agências.


Trabalhar Produto Offline traduz-se em:
a) + trabalho intensivo ao nível dos conteúdos
b) + trabalho intensivo ao nível da contratação de produtos
c) A montante e a jusante do produto não existe integração de sistemas, não se automatizam processos de gestão do negócio, facturação, etc
d) Desactualização constante da oferta face à dinâmica actual do preço
e das disponibilidades
e) Custo da venda mais elevado
f) Reduzido interesse para os fornecedores e parceiros de negócio



PRODUTO ONLINE

Trabalhar Produto Online resulta em:
a) Maximização das margens com acesso a mais e melhor Produto

b) Permite definição de produto próprio e interligação com fornecedores
c) Alimenta em tempo real vários canais de negócio
d) Fortalece as agências que actuam num ambiente muito competitivo, confrontadas com a redução de margens e com a ambição crescimento
e) Facilita e dá valor à pesquisa do cliente, pelos produtos que agrega, porque sistematiza a informação, porque deixa ocliente desenhar a sua viagem e pelo“simples” conforto que setornou o acto de comprar
f) Fortalece as relações comerciais com os Parceiros de Negócio escolhidos criteriosamente

Fonte: “Turismo: do e-Marketing ao e-Business”

A concorrência on line (alguns exemplos)

www.abreu.pt

www.exit.pt

www.marsans.pt

www.geotur.com

www.travelstore.pt

www.viagenstagus.pt

www.expedia.com

www.travelocity.com

Fidelização de clientes

Atribuição de netcréditos

1. Qualquer pessoa por se registar tem 500 pontos atribuídos
2. Qualquer pessoa que traga um amigo para se registar ganha mais 100 pontos
3. Qualquer pessoa por participar nos desafios ganha um determinado número de pontos – decisão ao momento. Ex: participar nos nossos passatempos de fotografias dá 100 pontos, ficar nos dez primeiros dá 1.000 pontos, ganhar dá 10.000 pontos, etc.

Genérica de utilização de serviços na Internet.
Qualquer aquisição na Internet tem 500 pontos associados a ela – qualquer que seja o valor adquirido. Esta é uma base de que se parte e a que se somam depois os pontos específicos de produto.


Utilização de Netcréditos
Produtos de catálogo (troca de créditos)
1. Catálogo de produtos específicos, que terão valor somente em netcréditos. Estes produtos poderão ser de viagem ou de outro tipo. Estarão presentes no site e para os obter é necessário simplesmente uma operação de troca de pontos.
2. Uma viagem a Nova Yorque poderá valer para uma pessoa 40.000 netcréditos.

3. Um walkman Sony poderá valer 5.000 netcréditos.
4. etc.

Público Alvo

Público que tem entre 18 e 35 anos com algum poder aquisitivo (classe média e média/alta), com apetência por viajar, com um grande à vontade na utilização das novas tecnologias, com pouco tempo disponível e com um algum potencial em termos de poder de compra. Nestas características estarão enquadrados os profissionais liberais, quadros técnicos, profissionais da nova economia, estudantes do ensino superior.

Por outro laldo, as campanhas sãotambém definidas não só em termos do mercado on-line existente mas do potencial que existe (captação de clientes que ainda não compram na internet).

Campanha: Canais e objectivos

- Campanha on-line – Ganhar público que já existe / que é público habitual da Internet em Portugal
- Campanha em outros canais - Puxar novos clientes para o canal Internet – com o apoio do nosso serviço telefónico


Objectivo da comunicação / suporte aos objectivos de marketing
- Dar a conhecer a marca e os seus valores
- Provocar o registo no site, demonstrando as suas vantagens
- Gerar vendas comunicando a diferença em preço e serviço


Valores a associar à marca:
- Inovação
- Confiança
- Serviço: rápido, de qualidade, de fácil utilização

quarta-feira, 7 de março de 2007

SWOT Netviagens

Forças

Informação sobre o alojamento muito completo;
Presta os mesmos serviços que uma agência de viagens tradicional;
Sem sair de casa, pode-se visualizar os vários produtos/serviços existentes e, consequentemente, fazer reservas e compra on-line;
Possibilidade de fazer reservas de rent-a-car.

Fraquezas

Um pouco confuso à primeira vista;
O formulário é complexo, enorme e contém perguntas desnecessárias;
Deve-se telefonar para confirmar se a reserva foi feita;
Fraca interactividade.

Oportunidades

Aumento da utilização da Internet;
Surgimento de novos mercados e segmentos;
Evolução demográfica benéfica para se desenvolver o segmento de turismo sénior;
Redução da sazonalidade do turismo – maior repartição dos períodos de férias;
Aposta na oferta de diferentes produtos turísticos.

Ameaças

Com o surgimento da Internet pode-se aceder a qualquer agência de viagem, independentemente do lugar;
Há muitas pessoas a programar as suas viagens individualmente;
Incapacidade da oferta responder às motivações diferenciadas da procura;
Aumento da pressão por parte dos clientes – tornaram-se mais exigentes.