domingo, 18 de março de 2007

"Whoever moves quickly first are those who will benefit over the next 10 years"

Agente turístico do futuro

O Agente de Viagens continuará a ter, como nos sistemas tradicionais de venda, um papel fundamental na performance do negócio, agora munido de novas ferramentas que potenciam o rendimento do seu trabalho e orienta-o para patamares de competências que são reconhecidas pelo mercado alvo.

Transacção Online = Know Know + Produto + Tecnologia

O negócio turístico e as TICs

- Fornecedores, locais de destino e agências de viagens sofreram, ou estão a sofrer transformações rápidas como consequência destas alterações;
- As organizações que detenham claras propostas/ofertas de valor, de forma fácil e globalmente acessível, usando todas as plataformas, incluindo as electrónicas, estarão em condições não só de sobreviver mas de crescer no futuro.
- Para os empresários do sector, emergem novas oportunidades de negócio e novos desafios.
- O grande desafio é, agora, o como transformar empresas turísticas tradicionais, em novos modelos de organização.

O que as TICs potenciam no contexto turístico

- Diversificam os pontos de venda e a respectiva estrutura;
- Reduzem a distância física entre clientes e fornecedores;
- Aumentam a concorrência de preços p/ mesmos serviços;
- Permitem a venda directa a público por parte das
- Companhias Aéreas, Hotelaria, Rent-a-Car e Operadores
- Turísticos;
- Permitem o turismo virtual (“navega-se” por todo o planeta);
- Partilham-se info-centros turísticos;
- Criam-se montras on-line de produtos e serviços;
- Implementam-se balcões virtuais de intermediação.