sábado, 10 de março de 2007

Produto Offline vs Produto Online (puro)

PRODUTO OFFLINE

- Em Portugal a esmagadora maioria das agências com presença na internet são players offline – Produtos não transaccionáveis.
- Trabalhar offline significa muitas vezes descrever / transcrever para o site uma brochura de operador. A venda é fechada por processos tradicionais, é uma extensão da agência física mas não tem as competências essenciais exigidas pelo cliente internet.
- Trabalhar offline em Produto de Turismo não tem futuro numa lógica de e-business – a concorrência ocorre numa esfera de mercado universal de pequenas e grande agências.


Trabalhar Produto Offline traduz-se em:
a) + trabalho intensivo ao nível dos conteúdos
b) + trabalho intensivo ao nível da contratação de produtos
c) A montante e a jusante do produto não existe integração de sistemas, não se automatizam processos de gestão do negócio, facturação, etc
d) Desactualização constante da oferta face à dinâmica actual do preço
e das disponibilidades
e) Custo da venda mais elevado
f) Reduzido interesse para os fornecedores e parceiros de negócio



PRODUTO ONLINE

Trabalhar Produto Online resulta em:
a) Maximização das margens com acesso a mais e melhor Produto

b) Permite definição de produto próprio e interligação com fornecedores
c) Alimenta em tempo real vários canais de negócio
d) Fortalece as agências que actuam num ambiente muito competitivo, confrontadas com a redução de margens e com a ambição crescimento
e) Facilita e dá valor à pesquisa do cliente, pelos produtos que agrega, porque sistematiza a informação, porque deixa ocliente desenhar a sua viagem e pelo“simples” conforto que setornou o acto de comprar
f) Fortalece as relações comerciais com os Parceiros de Negócio escolhidos criteriosamente

Fonte: “Turismo: do e-Marketing ao e-Business”

1 comentário:

Vaviagens disse...

Este texto é meu! Fico surpeendido e contente por estarem a utilizar parte do meu artigo - resumo da minha intervenção no seminário da BTL sobre o tema «Turismo: do e-marketing ao e-business» - para ilustrarem esta secção do vosso blog. Rui Martins - www.vaviagens.com